Adversários da amamentação – Parte 2

23/01/2018 Iara Castro

Hoje vamos conhecer mais dois adversários da amamentação. Sugiro a você que não tenha lido os textos anteriores á recuperá-los e então, dar seguimento ao conteúdo que apresento hoje.

Texto 1 – Como favorecer a amamentação 

Texto 2 – Adversários da amamentação Parte 1 

Quais são os dois novos adversários da amamentação?

#adversário3- Falta de tempo, pressa, agitação

Amamentação é um processo de aprendizado para o bebê e também, para a mãe. Sabemos o quanto é difícil aprender algo novo quando temos pouco tempo, quando estamos correndo, ou focados em outra coisa. Quando nos sentimos nervosas ou agitadas também, temos dificuldade em focar naquilo que ocorre no momento presente, e isso, pode atrapalhar o contato.

                                                        Amamentar exige paciência e tranquilidade. Dê a você e ao seu bebê esse direito.

#adversário4- Falta de apoio

Apoio? Sim! Apoio! Amamentar é um ato que ocorre basicamente entre mãe e bebê. Mas, para que todos os adversários acima sejam vencidos é essencial que a mãe tenha o suporte que necessita. Ou seja, ela pode precisar de incentivo nos momentos difíceis. Pode precisar de orientação apropriada nos momentos de dúvida. E certamente, precisará de ajuda para se dedicar com calma e tempo àquele aprendizado. Assim, uma rede de apoio é um grande aliado na amamentação. Um marido que ajuda na rotina da casa ou assume outras responsabilidades e, assim, libera a esposa para estar disponível para o bebê, é o melhor “capitão” para o time do aleitamento materno. E ele deve saber disso! Ele não pode amamentar, mas pode sim, ajudar para que a amamentação tenha sucesso!

Esses são alguns aspectos que podem dificultar o processo de amamentação. E conhecê-los se torna importante, pois nos torna capazes de lutar contra eles nos preparando para agir de maneira diferente. Então, para você que está amamentando, gestante em preparação ou que seja próximo a alguém que se beneficiaria desse conteúdo: compartilhe! E se torne também, um apoiador do aleitamento materno.