Como favorecer a amamentação

16/01/2018 Iara Castro

Amamentação é um ato de amor?

Romanticamente ouvimos muito a frase: “amamentar é um ato de amor”. Muitos veiculam essa imagem para favorecer e estimular a amamentação entre as mulheres. Sim, amamentar é extremamente importante, para a mãe e para o bebê. Contudo, a imagem que muitas vezes é velada é como a amamentação pode ser difícil, desgastante, dolorida e até sofrida para algumas mulheres. Mas mãe – CUIDADO! - se a experiência estiver sendo ou foi assim para você, isso não significa de forma alguma, que você tenha amado menos seu filho. Vincular amamentação com amor não é apenas uma forma de romantizar o ato do bebê plugado ao peito, sugando, enquanto a mãe olha para ele apaixonada, admirada, com um leve sorriso de satisfação e tranquilidade no rosto. Não é apenas uma forma de criar no interior feminino esse desejo – desejo de nutrir, de dar amor. Na verdade, podemos usar essa relação para pensar na amamentação de uma forma um pouco diferente. Amamentar é um ato de amor, pois pode ser entendida também, como o ato de “fazer amor”.

Amamentar como ato de fazer amor

Como assim? Isso mesmo! Laura Gutman usa essa metáfora em seu livro “A maternidade e o encontro com a própria sombra”. E por concordar imensamente com ela, gostaria de compartilhar um pouco de suas ideias. Amamentar, como o ato de fazer amor, requer que conheçamos um ao outro. Precisamos de espaço, isolamento, intimidade. Ou seja, a amamentação pode ser favorecida pela ausência da pressa, pelo espaço dado à mãe e ao filho e pelo contato.

Como favorecer a amamentação: CONTATO

Quando o bebê nasce, o reflexo de sucção é muito forte, instintivo, natural. Mas, para que a amamentação realmente aconteça é necessário que mãe e filho fiquem próximos, pois o estímulo para esse reflexo é o corpo da mãe, seu cheiro, seu ritmo, seu calor, sua voz, aquilo que o bebê reconhece e que lhe é familiar. Assim, o contato leva o bebê a sugar, ao mesmo tempo em que leva a mãe a produzir leite e fortalecer o vínculo.

                                                           O leite é um alimento essencial. Mas o contato com a mãe é o alimento primordial.

Estou com dificuldades com a amamentação, o que posso fazer?

Sugiro para as mamães que possam estar vivendo alguma dificuldade com a amamentação ou com a produção de leite que: se abram para o contato com o bebê!

  • Fiquem próximas.
  • Favoreçam o toque, o pele-a-pele.
  • Utilizem bastante os slings e cangurus.
  • Fiquem com o bebê no colo.
  • Aceitem que mais que um ato de amor, amamentação é doação e, assim, se abram para esse momento!

Confiança como palavra chave

Confie em si mesma, em seu corpo, e seja honesta com suas dúvidas e dificuldades. Busque apoio, esclareça dúvidas, fale sobre isso! Quando lidamos com problemas de amamentação, palavras de encorajamento e conforto podem fortalecer em você a vontade de trazer o bebê para perto novamente. E isso pode ser o que basta para a energia e a amamentação voltarem a fluir!