"Minhas noites eram uma loteria"!

14/11/2018 Contribuição de uma querida mãe

“Somos Rafaela e Carlos, pais da Isabella, hoje com 8 meses de idade! Uma bebê sorridente, esperta e que até aproximadamente os 6 meses de vida não tinha qualidade de sono alguma. Era irritada, tinha episódios de choro sem motivo aparente ao longo do dia e suportava pouco tempo nas brincadeiras.
 

Suas sonecas eram curtas de no máximo 30 minutos. Durante à noite ela não dormia mais do que 3h seguidas e despertava em intervalos variados, às vezes de hora em hora. Um pequeno grande detalhe: a Bella só dormia se fosse mamando. Por outro lado, uma mamãe exausta, com medo do choro da filha e que precisava de uma solução que agregasse não só técnica, mas principalmente, empatia, apoio e segurança para conseguir vencer todos estes obstáculos!

Ah, as nossas noites! Nossas noites eram conturbadas. Ao anoitecer tínhamos uma bebê extremamente estimulada, cansada, e com um choro desesperador! Um verdadeiro vulcão prestes a explodir. Apesar de termos uma rotina pré-estabelecida, eu nunca sabia quanto tempo gastaria para conseguir fazê-la dormir.
 

Me sentia cada vez mais frustrada. Não sabia como seria a minha noite ou quantas vezes ela despertaria. Era uma loteria!


Mas, eu sabia que precisava de mudar minha situação. Assim, antes da consultoria com a Iara (CoMaternar) eu procurava dia e noite uma solução. Lia artigos, livros e até decidimos fazer um curso online sobre sono de bebês. Começamos a aplicar varias técnicas, mas nenhuma deu certo para nossa família. Eram tantas duvidas do tipo: “cada bebê é de um jeito, como uma mesma técnica funciona pra todos? Isto é impossível!”, pensava. E sem qualquer tipo de respaldo ou acompanhamento desisti do curso!

Nesse momento, as noites estavam cada vez mais cansativas e, por última alternativa, coloquei a Isabella para dormir comigo e o marido foi para o quarto de visitas. Mas ficou insustentável permanecer assim. Eu não conseguia dormir desta forma a noite toda com ela no peito. Não podia nem me mexer que ela acordava assustada. Na verdade, nenhum de nós três tínhamos qualidade de sono.
 

Minha busca continuou até que por uma sugestão do Instagram conheci o perfil Comaternar e vi que era algo totalmente diferenciado e personalizado. Senti um “cheirinho “ de esperança e decidi tentar. Que sorte a minha!

Mas sim, eu tive receio. Afinal, eu tinha muito medo do choro ou de deixá-la chorando. Antes eu via o choro como uma incapacidade minha de responder às necessidades dela. Eu via o choro como “mãe você esta me abandonando.” E logo dava o peito. Pronto, eu achava que tudo estava resolvido. Mas, não era bem assim.


Incrivelmente eu venci este medo graças a uma profissional que também é psicóloga e mãe e sabia muito bem como eu me sentia e me apoiou profundamente. A consultoria me ajudou a perceber o choro dela por outro viés. O choro é a única forma que os bebês possuem para se comunicar, e acredite, hoje eu realmente entendo e estou mais sensível às necessidades da Isabella, sem medo ou culpa por deixá-la se expressar naturalmente.

Para quem me pergunta, digo que o processo de consultoria com a Iara foi uma surpresa muito boa. Foi além das minhas expectativas. Eu realmente achava que era algo impossível, mas eu precisava muito tentar. E eu não estive sozinha em momento algum. A cada dia, cada passo, cada vitória foi algo que eu me dediquei com todas as forças. Dúvidas foram aparecendo no caminho, mas uma parceria incrível com a Iara veio para solucionarmos juntas cada etapa.


Quando a Bella fez a primeira noite com 11 horas de sono seguidas eu não podia acreditar! Que sensação maravilhosa de conquista! E quando eu pude sair à noite sozinha sem filha, sem marido sabendo que ela estaria bem, no berço e tranquila? Não teve preço!

A experiência foi um divisor de águas literalmente, onde toda a minha família foi beneficiada. Eu me senti emponderada e capaz de poder ajudar a minha filha, descobri um parceiro incrível que é o meu marido e trouxe o lindo sorriso da Bella de volta. Digo que foi o melhor investimento que fizemos para nossa família. Ter qualidade de sono significa ter qualidade de vida, mais disposição para aproveitar cada segundo com estes pequenos porque passa muito rápido. Foi uma experiência enriquecedora!

Sei que a maior dúvida sempre é: e deu certo? Os resultados não podiam ser melhores! Hoje a Bella dorme a noite toda sem despertares indevidos, faz boas sonecas e um total de horas de sono para a idade dela bem considerável. Percebo o quanto ela esta mais tranquila, concentra-se mais nas brincadeiras. É nítido o quanto ela evoluiu neste período e o quanto o ajuste do sono foi fundamental para isso.

Eu me senti abençoada por Deus fazer a CoMaternar cruzar o meu caminho nesta jornada linda da maternidade. Um trabalho incrível que vai além de uma consultoria. Eu digo que é uma parceria linda chamada Iara castro. Com empatia, consistência e perseverança vencemos juntas! Minha eterna gratidão por ter cuidado da nossa família com tanto carinho!”.

Obrigada a você Rafaela e ao Carlos por terem permitido que esse trabalho fosse construído com tamanha parceria! Lembro exatamente de nosso primeiro contato e também, da nossa sessão em família, onde discutimos todas as mudanças propostas! Lembro-me do choro de Bella ao fundo, mesmo no colo, sendo ninada e de barriguinha cheia, sem conseguir dormir! Consigo recordar como se fosse hoje do seu olhar, do abatimento gerado pela ausência de respostas, por não saber mais o que fazer! E ao mesmo tempo, tenho você em minha mente hoje, suas mensagens e palavras atuais: quanta mudança! Isso para mim não tem preço! Novamente, agradeço!