A importância da rotina para seu bebê

24/10/2018 Iara Castro

É muito comum encontrarmos adultos que possuem uma rotina determinada pela manhã. Uma hora fixa diária para acordar, com uma sequência repetitiva de atividades após se levantar da cama. E, caso algo interrompa essa rotina, é possível que esse adulto sinta que seu dia saiu um pouco do “eixo”. Claramente, existem pessoas que precisam de uma maior estrutura em sua rotina e outras menos. Mas, sempre encontramos algum tipo de ritual realizado durante o dia, independentemente do gosto pessoal pela previsibilidade.

Por que precisamos de rotina?

Isso acontece porque nós, seres humanos, nos sentimos melhor quando sabemos como e quando nossas necessidades serão atendidas. Ou seja, buscamos um certo grau de estabilidade e de segurança em nosso dia-a-dia. Esse mesmo padrão é desejado por nossos bebês e crianças pequenas.

Elas buscam um pouco de certeza, ou seja, respondem melhor ao ambiente quando conseguem prever o que vem a seguir, pois assim, se sentem seguras e protegidas.

Devemos esclarecer que não se trata de um cronograma fixo e imutável. Afinal, raramente encontramos bebês que funcionam como um “reloginho”. O que estamos propondo é uma estrutura de organização do dia, ou seja, uma sequência racional de atividades, que permita à criança saber o que esperar. E que também, evolua conforme o crescimento e desenvolvimento da criança.

Mas quais são os benefícios de uma rotina adequada?

Essa sequência de ações certamente, beneficia não apenas as crianças, mas também, toda a família, permitindo um melhor equilíbrio para as necessidades de todos. Além disso, quando falamos de bebês muito novos, a “rotina” pode nos ajudar a compreender melhor suas necessidades, pois sabemos o que já foi realizado. Por exemplo, se ele já foi alimentado e já brincou um pouco, pode ser que agora esteja chorando por sono. Mas, se ele já brincou e dormiu. Provavelmente, o choro será devido à fome.

É muito importante que cada família compreenda e respeite o fluxo e o ritmo de vida que deseja. Mas, desenvolver uma rotina que se enquadre nesse padrão certamente beneficia a todos.

Vamos resumir alguns benefícios de uma rotina adequada para seu bebê?

  • Sentimento de segurança e estabilidade – para o bebê e para os pais
  • Favorece a alimentação – diminui risco de refeições intermediárias
  • Um adormecer mais fácil e tranquilo – regula o relógio interno
  • Regularidade para o sono noturno
  • Aprendizado de limites e disciplina