Como me preparar para o pós-parto?

06/02/2018 Iara Castro

O pós-parto é um período importantíssimo na vida de nós mulheres e, certamente, é vivido de maneira única por cada uma de nós. Esse momento pode ser desafiador, belo, instigante. Mas também, pode trazer angústia, isolamento, tristeza e desamparo. Para algumas, a vivência pode ir da alegria extrema ao desespero em segundos. Enquanto que, para outras, pode ser vivido em uma inércia inabalável. Sobre o pós-parto e suas nuances indico também outro texto disponível em nosso site - O intercâmbio do pós parto". 

O pós-parto, como vivido por muitas mulheres, apresenta uma combinação de fatores de estresse que podem se tornar gatilhos para uma experiência negativa. Vamos conhecer alguns?

3 fatores de atenção no pós-parto

Exaustão no pós-parto – “Estou muito cansada, não tenho energia para nada e agora?”

A fadiga extrema gerada pela rotina diária desconhecida e cansativa, pelos novos sentimentos e emoções, pela insegurança e pelo medo; somada a uma privação de sono severa, podem levar os cuidadores à exaustão. Cientistas inclusive estudam a relação entre a exaustão intensa e a depressão pós-parto.

Choro persistente do bebê – “Meu filho(a) não para de chorar”

O choro frequente do bebê pode se tornar um gatilho para diversas emoções e sentimentos nas recentes mamães. Desamparo, medo, insegurança... A relação entre mãe e filho, nesse momento, ainda é recente e, portanto, a comunicação ainda não é fluida, nem clara.

Falta de apoio– “Meu parceiro não me entende”

Muitas mulheres se queixam da falta de apoio. Elas relatam as sensações de incompreensão, isolamento, desamparo e até, enfraquecimento dos vínculos entre ela e o parceiro. Escuto com frequência relatos onde essas mães afirmam sentir que elas e o marido/parceiro “parecem viver em universos diferentes”.

Mas o que podemos fazer?

Minha intenção com esse texto é apoiar a preparação da mulher para o pós-parto. Quando descobrimos uma gestação, muitas vezes, passamos os 9 meses pensando no bebê, em como recebê-lo, nos preparando para os cuidados básicos e organizando a estrutura física e familiar. Mas, nesse período, raramente pensamos sobre nós mesmas ou como estaremos após o nascimento.

Assim, gostaria de levantar algumas questões para sua autorreflexão. Espero que elas funcionem como um guia, para que você inicie seu processo de preparação para uma vivência inteira e satisfatória no pós-parto.

Questões para uma reflexão sobre o pós-parto

● Terei ajuda durante o meu puerpério? Ajuda com o bebê? Com a casa? Comigo mesma?

● Como ficará a rotina da casa durante os primeiros momentos após a chegada do bebê? Como me sinto em relação a isso? O que posso antecipar ou organizar previamente?

● Possuo informações e contatos relativos a uma rede de apoio no pós-parto? Grupos de mães? Grupos de apoio ao aleitamento? Consultoras de amamentação? Consultoras de sono? Médicos? Psicólogos? Entre outros.

● Conheço outros pontos de referência que podem me trazer amparo e conforto por estar entre mulheres vivendo experiências semelhantes?

● Como está meu relacionamento com meu parceiro? Sinto-me segura para me abrir para ele em relação às minhas experiências e sentimentos? Conseguimos nos comunicar de forma satisfatória? Sinto-me amparada e apoiada?

● Acredito (de verdade) na importância de valorizar meu espaço e momentos de descanso na minha rotina com o bebê? Como farei isso se tornar realidade?

● Estou disposta a me abrir para um trabalho psicológico onde aceitarei minhas emoções e me sentirei confiante para me conectar comigo mesma? Sou capaz de pedir apoio a um profissional ou aos meus próximos?

● Sou capaz de me ouvir e respeitar minha intuição?

Espero que as questões acima reforcem a importância desse trabalho de preparação e engajamento para consigo mesma.