Recuperei minhas noites de sono e meu quarto, após 7 anos

15/02/2018 Contribuição de uma querida mãe
Você imagina como é viver por 7 anos dividindo o seu quarto com seus filhos? Camila Silveira viveu essa realidade e relata o quanto a privacidade do casal era comprometida. Além disso, não conseguia ter boas noites de sono mesmo dividindo o quarto com eles. Sua filha mais nova (com 4 anos) tinha o sono muito agitado, com vários despertares noturnos. Isso levou sua família inclusive, a buscar orientação de um neuropediatra. Mas, felizmente, a questão era comportamental e com a consultoria de sono, os ajustes devidos foram realizados. Vamos conhecer a história dessa linda família?

 “Meu nome é Camila Silveira, sou fisioterapeuta, servidora pública da prefeitura de Belo Horizonte. Trabalho 8 horas diárias e meu marido, também servidor público, possui jornadas irregulares de trabalho. Nós temos dois filhos: Erick (7 anos) e Ellen (4 anos). As crianças no período da manhã estão em casa e estudam no período da tarde.  

As noites em minha casa nunca foram muito tranquilas. Meu filho mais velho dividia o quarto conosco desde pequeno. E quando a Ellen nasceu, após a retirada do berço, ela não se adaptou na cama e passou a dormir com o irmão mais velho em um colchão colocado em nosso quarto. Ellen sempre teve um sono agitado e acordava várias vezes a noite. Ela realizava sonecas à tarde apenas aos finais de semana. Sempre tivemos a consciência de que não eram saudáveis os hábitos de sono em nossa casa. Porém, as dificuldades do dia a dia, a rotina de trabalho, o cansaço, a falta de motivação e de apoio sempre nos levavam a postergar a mudança necessária. Mas, ao encontrar o momento correto, sentimos a confiança que precisávamos e decidimos que era hora de mudar.

Muitos me perguntam se eu não tive receio. Se não tive medo do choro ou do processo de consultoria do sono. Mas sinceramente, não tivemos medo de colocar em prática as orientações passadas. Sempre recebi informações bem claras, sentindo a presença da Iara bem próxima de mim e das crianças. Senti-me apoiada e segura para realizar as tarefas/ rotinas diárias. Foi tudo novo para mim e para eles, mas felizmente, tudo deu muito certo desde o início. Os choros que ocorreram de madrugada eram esperados. Durante o dia, a Ellen estava feliz e orgulhosa por estar conseguindo superar suas próprias barreiras. Foi um momento de aprendizado para toda a família. E as mudanças beneficiaram a todos.

Atualmente, meus filhos dormem juntos em outro quarto. E a Ellen dorme a noite toda sem interrupções.

 
Ao terminar o processo a sensação foi inexplicável, pois há 7 anos não tínhamos nosso espaço e a privacidade do casal era prejudicada. Além disso, mesmo dormindo juntos, não tínhamos uma boa qualidade de sono, visto que a agitação da Ellen nos despertava várias vezes a noite. Já havíamos procurado até um neuropediatra para esclarecimento dessa situação, mas não havia nenhum diagnóstico de alteração clínica/neurológica, ou seja, precisávamos de um apoio para a mudança comportamental. E foi o que conseguimos.

Obrigada Camila por se abrir e compartilhar conosco a sua história. Obrigada por permitir que eu fizesse parte do processo e estivesse próxima de vocês durante essa conquista! Muito feliz em receber seu relato! Obrigada.