Qual objetivo da CoMaternar nas redes sociais?

06/03/2018 Iara Castro

A CoMaternar pode ser entendida como um espaço de atenção voltado para a maternidade. Assim, trabalho com mães, pais e cuidadores, seja durante a preparação para a chegada de um bebê (antes mesmo da concepção), seja depois de seu nascimento, durante a integração do mesmo ao vínculo familiar. Além disso, atendo famílias em consultoria, que desejam compreender e melhorar os hábitos de sono de seus filhos. E gestantes, que também, possuem alguma dificuldade em relação ao sono ou desejam entender mais sobre o sono do bebê que está à caminho. Esse é meu trabalho!

O atendimento clínico em consultório e as consultorias de sono são processos muito particulares, realizados através de uma relação de confiança estabelecida entre a família ou sujeito e a terapeuta/consultora. É uma análise única, exclusiva e extremamente particular. Cada aspecto da história pessoal do sujeito e sua família são analisados e suas particularidades respeitadas. Assim, é uma relação que se desenvolve em um espaço muito restrito e significativo.

Então, porque escrever em um site e em redes sociais?

Antes de tornar-me psicóloga perinatal e consultora de sono materno-infantil, tornei-me mãe. E recorri por diversas vezes a sites e perfis nas redes sociais buscando informações de qualidade para lidar com alguma questão ou dificuldade. Na época, os blogs tinham posts diários e eu não encontrava praticamente nenhuma informação sobre problemas de sono de bebês e crianças. Utilizava as redes sociais também, como companhia, apoio, como aquele momento que separamos para o prazer pessoal. 

Quando iniciei minha atuação nessa área decidi que gostaria de conciliar a prática clínica e de consultoria, com um veículo de contato com um maior número de mães, cuidadores e interessados. Queria poder falar para mais pessoas! Queria trocar, compartilhar e apoiar! Idealizei o site como um meio para que meus pacientes e clientes pudessem conhecer um pouco sobre meu ponto de vista. Mas, também, como uma fonte de informações àqueles que desejam. 

E qual é o objetivo da CoMaternar nas redes sociais? 

O perfil da CoMaternar nas redes sociais tem como único objetivo de tornar-se um espaço para troca, apoio e fortalecimento. Onde mulheres e interessados possam encontrar informação de qualidade e possam compartilhar suas dúvidas, experiências, anseios e preocupações. E nesse mesmo espaço, encontrar outras pessoas com vivências semelhantes que talvez, possam também, contribuir de alguma forma.

Quantas mães se sentem sozinhas durante o puerpério? Quantas possuem alguém para conversar sobre as dificuldades que encontram no dia-a-dia com os filhos e família? Quantas conseguem recorrer a um especialista para esclarecer suas dúvidas e dificuldades? Quantas conseguem manter uma rede de apoio suficientemente próxima para se sentir segura? Infelizmente, a maternidade atual tem se tornado uma caminhada bastante solitária. Há décadas atrás as mulheres criavam seus filhos em comunidade. Tinham o apoio de outras mulheres de sua família e de sua vizinhança. Elas caminhavam juntas, compartilhavam, conversavam e se apoiavam.

“Atualmente, a maioria das mulheres modernas passa horas sozinha com sua criança nos braços, trancada em um pequeno apartamento da cidade, afastadas das suas mães, das suas amigas, dos seus ambientes sociais. A solidão, a falta de referências externas e a perda dos lugares de identidade como o trabalho, o estudo e o lazer as deixam sozinhas e deslocadas” – GUTMAN, Laura. Mulheres visíveis, mães invisíveis. 2. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2015. 27p.

Portanto, o perfil da CoMaternar nas redes sociais tem o anseio de se aproximar dessas mulheres e ampliar o espaço de conscientização! Afinal, o objetivo final será sempre trabalhar para uma maternidade consciente! E isso pode ser feito de inúmeras formas!

Espero que vocês estejam acompanhando nossos perfis pelo Instagram e pelo Facebook. Caso tenham algum tema de interesse ou dúvida específica enviem através do contato aqui no site. Quem sabe sua contribuição não pode ser tema de nosso próximo post e ajudar outras pessoas?