Perguntas chaves para avaliar a qualidade do sono e a rotina de seu filho

06/12/2017 Iara Castro

Mães frequentemente me abordam com perguntas sobre como saber se a rotina que realizam em casa ou os hábitos de sono de seus filhos estão adequados. Mas, como tudo em nossas vidas, infelizmente, ou felizmente, não existe uma regra única para responder a essas questões. Apesar disso, gostaria de trazer alguns pontos que podem nos auxiliar a pensar melhor sobre isso!

Perguntas chaves para avaliar a qualidade do sono e a rotina do seu filho 

→ Você e seu filho estão felizes com sua rotina?

→ Seu filho adormece facilmente e consegue permanecer dormindo?

→ Seu filho dorme o número de horas suficientes para sua idade?

→ Quando desperta, ele se mostra descansado, tranquilo e consegue se engajar de maneira positiva nas atividades diárias?

→ Os despertares noturnos são frequentes?

Seu comportamento diurno é apropriado? Ou ele se mostra irritadiço, nervoso, precisando sempre de atenção e de sua presença?

Após a leitura dessas perguntas, caso você se sinta em dúvida ou incomodada, saiba que existem rotinas mais apropriadas para ajudar seu filho a desenvolver bons padrões de sono agora e evitar problemas a medida que for crescendo. Ou até evitar que a situação presente piore e os hábitos ruins se consolidem. O importante é analisar as necessidades únicas da criança e de sua família. Lembre-se que cuidados com o sono são cuidados básicos. E atender às necessidades de sono de seu filho é uma questão de saúde.

Assim, pensar sempre sobre a rotina diária da família, sobre a forma como a criança é colocada para dormir, sobre o número e duração das sonecas, sobre o sono noturno e sua qualidade, sobre o comportamento diurno da criança e sobre como a família está se sentindo é essencial quando se busca a resposta para a famosa pergunta: “meu filho está recebendo todos os benefícios de um sono de qualidade?”.

Pense sobre isso com carinho. E caso sinta que precisa de ajuda para responder às suas perguntas, busque profissionais preparados para isso! Dormir bem é uma habilidade que pode ser aprendida e você pode ensinar ao seu filho mais essa lição.