O que os nossos filhos precisam enquanto recém nascidos?

20/06/2018 Iara Castro

Acredito que muitas mamães já ouviram falar sobre a famosa “exterogestação”. Formulada pelo antropólogo Ashley Montagu, mas realmente, difundida pelo pediatra Harvey Karp, a teoria da exterogestação diz, basicamente, que a gravidez não dura apenas 9 meses e sim, 12 meses! Esse último trimestre aconteceria então, fora da barriga da mãe.

Assim, meu objetivo hoje é propor uma reflexão sobre as necessidades reais do bebê durante a gestação que ainda ocorre fora do útero materno! Quais seriam as necessidades básicas dos nossos pequenos nesse período?

Necessidades básicas do bebê na exterogestação

De maneira geral, podemos afirmar que as necessidades básicas dos bebês nesses primeiros meses aproxima-se das necessidades existentes enquanto ainda habitavam o ventre materno! Vamos conhecer algumas?

1 – Comunicação 
O bebê precisa estar em comunicação permanente com a figura materna (através do olhar, palavras, percepção de sua presença e amor). Na prática, use e abuse do diálogo com o bebê! Lembre-se que ele ouvia sua voz o tempo todo! Fale com ele, altere o tom de voz, as feições, aproxime-se bastante ao se dirigir à ele! Certamente, ele se beneficiará com essa atenção! 

2- Contato
O bebê precisa constantemente de contato. Ele demanda apoio físico e precisa ser tocado e até mesmo, apertado, como estava no útero até o seu nascimento. É claro que esse aspecto normalmente gera dúvidas nas mamães! A sociedade muitas vezes, julga a mãe que permanece por longos períodos com o bebê no colo. E pode valorizar a autonomia precoce dos recém nascidos! Mas, o contato é essencial e precisa ser valorizado! Na prática, os slings podem ser ótimos aliados e ajudarem as mamães à manter o bebê perto enquanto realizam as atividades diárias necessárias! Eles amam! E muitas mamães também!

3- Movimento
Durante a gestação uterina o bebê estava em constante movimento. Ele percebia o movimento seja da mãe, seja de seus órgãos internos! Novamente, os slings podem ajudar as mamães nesse processo! Além disso, a reprodução de ruídos como “shhhh”, os famosos ruídos brancos, podem ajudar o bebê a se sentir mais seguro, pois reproduzem os sons que ele ouvia durante a gestação.

4 – Alimentação permanente
O bebê demanda alta frequência de alimentação! Essa demanda é nutricional (leite mas, também, afetiva! Abasteça seu bebê! Leite, amor e contato! É tudo que ele mais precisa!

Quando um bebê tem suas necessidades atendidas, ele se torna capaz de crescer e evoluir de forma saudável! Esse cuidado torna a criança segura internamente e capaz de explorar o mundo exterior!