Minha experiência com a consultoria de sono

06/06/2018 Contribuição de uma querida mãe

Hoje apresento para vocês o relato de uma cliente muito querida: Beatriz. Mãe da Maya e esposa do Fábio, ela procurou-me quando sua pequena tinha 6 meses e meio de idade e não dormia bem nem de dia, nem de noite. Mas, vou deixar que a Beatriz fale por si só. Querem conhecer a experiência dessa família com a Consultoria de Sono Materno-Infantil?

“Meu nome é Beatriz, tenho 30 anos e sou casada há três anos com o homem da minha vida: Fábio. Não planejamos nossa gestação, e digo nossa, porque curtimos cada momento juntos. Tanto o susto do início, quanto a lenta aceitação. Principalmente, por eu ter perdido o emprego pouco tempo antes. Quando a Maya nasceu tive o intenso apoio do Fábio por 15 dias. Mas, a partir dai, tive que aprender a estar sozinha e seguir cuidando da nossa neném sem ajuda, até ela completar 4 meses, quando (por motivos pessoais) pude contar novamente com a presença da minha mãe. Mas, vamos falar sobre o sono da Maya...

Maya milagrosamente começou a dormir 8h direto com 20 dias de vida até os seus 3 meses de idade. Um sossego para a mamãe que segurava a "barra" sozinha, já que a neném fazia poucas sonecas durante o dia. Muito contrariada, passei a aceitar que ela não precisava dormir de dia, já que dormia bem à noite. Até que em determinado momento, com 3 meses de vida, sem ter feito nada fora do habitual, Maya passou a acordar de 3 em 3 horas durante as noites. Eu, então, segui acreditando que na próxima noite ia melhorar, mas isso nunca acontecia. Com isso, Maya passou a ser um neném que não dormia bem de dia e nem de noite. E, as pessoas me dizendo que isso era normal, que também tinham passado por isso (ouvi isso inclusive da minha pediatra)! Coisa mais absurda que eu nunca conseguia entender! Afinal, sempre soube que os bebês precisam de muitas horas de sono por dia!

Nos despertares noturnos, Maya geralmente dormia logo após mamar (amamentação exclusiva). Porém, algumas vezes, ela perdia o sono e ficávamos quase 2 horas com ela no colo, ninando e tentando fazê-la dormir. Chegamos a ficar a noite inteira com ela no colo. Pois, quando colocada no berço, acordava logo em seguida. Ou seja, um desespero total. Nesse momento, eu e meu marido chegamos até a dividir a noite, fazendo turnos para o cuidado com a pequena. Quando Maya completou 6 meses e meio, resolvi seguir meus instintos e procurar por ajuda!

Na consultoria, desde o primeiro contato com a Iara, nos sentimos muito seguros! Fábio também participou da primeira sessão gratuita e naquele momento, decidimos dar início a essa mudança em nossas vidas. Tivemos um começo muito bom! Maya respondeu muito rápido e reagiu muito bem ao novo aprendizado! Ficamos maravilhados como ela aprendeu a dormir sozinha no berço dela tão rápido – nas sonecas e no sono noturno! Tudo estava caminhando perfeitamente bem no processo (tão bem que até evitávamos falar sobre o assunto com outras pessoas).

Mas, em determinado momento, fomos surpreendidos por um salto de desenvolvimento (Wonder Week) onde Maya aprendeu a sentar sozinha e começou a praticar essa habilidade a todo momento. Principalmente, no berço e na hora de dormir! Com muita paciência, carinho e confiança de que tudo voltaria ao normal, conduzimos a nova situação com a ajuda de todos os ensinamentos e aprendizados que tivemos com a Iara.

Hoje temos nossa vida estruturada! Maya dorme direto de 19 horas às 6 horas. E têm sonecas diurnas de 1h 30 minutos e de 2 horas. Todos nós estamos mais felizes, inclusive ela. Realmente, dormir bem é uma questão de necessidade! E nós três necessitávamos demais!

O processo foi um trabalho intenso e foi preciso investir nosso tempo, priorizando o aprendizado da Maya nesse primeiro momento. Com isso, ocorreram mudanças em nossas vidas e em nossa rotina. Seremos eternamente gratos à Iara por salvar nossa família. Não temos palavras para agradecer tamanha dedicação e profissionalismo no compartilhamento de seu conhecimento.

Obrigada!

Beatriz, Fabio e Maya”

Obrigada à vocês por acreditarem em mim, no meu trabalho e permitirem que eu fizesse parte desse momento na história dessa família! Agradeço também por compartilharem essa experiência! 

Obrigada!