Júlia, 2 anos e a consultoria de sono

12/09/2018 Contribuição de uma querida mãe

Imagine minha reação ao receber o contato de uma mãe preocupada com o sono de sua filha de 2 anos, e descobrir que essa mamãe era Neuropediatra? Muitas mamães que atendo recorrem a médicos e pediatras inicialmente, para buscar respostas sobre o sono de seus pequenos! E eles nos ajudam (e muito) no trabalho! Mas, algumas questões realmente, vão além do olhar médico! E foi o que aconteceu na experiência da querida Fabiana! Quer saber o motivo pelo qual ela buscou ajuda e como foi essa experiência? Vou deixar que ela mesmo conte, com suas próprias palavras!

“Meu nome é Fabiana e sou mãe da Júlia de 2 anos de idade. Júlia desde bebezinha deu muito trabalho para dormir, até os 4 meses chorava muito, a noite toda! Depois foi melhorando mas, mesmo assim, acordava de 4-5x na noite, sendo que 1 era para mamar. Sua sonecas durante o dia eram curtas. Eu a fazia dormir todas as noites, contando historinhas e pegava no sono com a mamadeira. Por mais que meu marido fosse muito presente, as noites eram sempre minhas. Tudo isso tornou-se muito desgastante para mim.

Nossa mas porque você esperou tanto tempo, 2 anos? Podem estar se perguntando...

Bom, sou Médica Neuropediatra! E, muitas mães me procuram exatamente por essa queixa em relação ao sono! Então eu, mais do que ninguém sabia que na minha filha e na maioria dos casos não tem nada de comprometimento neurológico. E sim, comportamental. Isso me aliviava! Porém, era uma mistura de sentimentos, pois eu orientava as mães dos meus pacientes, sabia a teoria, estudei o sono das crianças, mas não conseguia colocar em prática. Isso me deixava impotente e chateada. Então, quando Júlia completou 2 anos, eu decidi procurar ajuda, porque precisava me colocar no papel de mãe e não de pediatra. Foi quando pesquisei e encontrei a querida Iara.

Já no primeiro momento me identifiquei com ela! Vi uma pessoa doce que poderia me ajudar muito! E foi isso o que aconteceu. Ela montou toda rotina da Júlia, respeitando nossos horários e nosso dia a dia - um trabalho individualizado que fez toda a diferença na vida da minha família.

Sabia que não iria ser fácil, teria que ter muita força de vontade para mudar os hábitos errados de sua rotina! Foram noites em claro, herpes, olheiras... Mas, sempre com a certeza que estava fazendo a coisa certa! Até que um dia, no 15º dia aproximadamente, desabei!

Se não fosse a Iara para me levantar, me impulsionar, teria desistido! Foi quando mudamos um pouco a dinâmica e após 5 dias de mudanças, Júlia teve a primeira noite de sono sem despertares! Dormiu por 10 horas seguidas. Uma realização pra nós! E por mais que o nosso processo tenha demorado um pouco mais do que o esperado, cada etapa era um avanço e uma alegria! E assim, caminhamos no nosso tempo.

Resumo da rotina da Júlia: tinha 2 sonecas curtas durante o dia, não se alimentava direito, eu a fazia dormir todas as noites deitada ao seu lado e muitas vezes, por lá ficava! Ela despertava 3-4x a noite, mamava de madrugada, criança manhosa e papais exaustos! Hoje Júlia faz 1 soneca longa de 2 horas durante o dia, alimenta-se muito bem, dorme sozinha (coisa mais linda ela falar “boa noite mamãe, pode sair do quarto”), sem despertares noturnos, 10 horas de sono seguidas, papais e filhinha felizes!

E hoje? Hoje faz 44 dias que iniciei a consultoria e amanhã termina meu contrato! Só posso dizer que nesse tempo cresci como mãe, cresci como profissional, e só tive a certeza como nós mães e pais temos que impor limites as nossas crianças, que realmente, eles dançam conforme a nossa música. E hoje admiro ainda mais o trabalho de um psicólogo. Parabéns Iara pela sua profissão, pela sua especialização, pelo carinho, paciência, pela sensibilidade. E, acima de tudo, por falar o que a gente realmente precisa ouvir, de uma forma doce e humana, sem julgamentos. Obrigada por tudo o que fez pela minha família. Fabiana, Felipe e Júlia”.

Obrigada a vocês pela confiança! Obrigada pela abertura em me ouvir e permitir que eu pudesse de alguma forma ajudá-los nessa caminhada! Admiro imensamente essa família! Com muito amor!