Entendendo o sono de bebês e crianças

10/10/2018 Iara Castro

Nós adultos adormecemos, dormimos a noite inteira e então, acordamos pela manhã, certo? Errado! Durante a noite, passamos por ciclos de sono, percorrendo-os como se fossem uma onda. Passamos do sono leve ao profundo, sonhando a noite toda. Entre esses estágios, voltamos á superfície, sem despertar totalmente. Ajeitamos-nos, puxamos a coberta, mudamos de posição, e voltamos a dormir quase sem lembrar desses episódios. 

Nosso sono é regulado por um relógio interno, chamado relógio biológico ou ritmo circadiano (período de um dia). Esse relógio possui momentos específicos do dia destinados ao sono ou ao despertar, ou seja, há momentos naturais para o sono e outros para o estado de alerta. O cérebro procura um estado de equilíbrio bioquímico entre dormir e despertar e quando a balança pende para o sono, nos sentimos cansados. Esses padrões mudam ao longo da vida. O padrão do bebê é diferente de uma criança maior, que por sua vez, difere do adulto, e este, do idoso. 

Como meu bebê dorme? Por que bebês despertam tanto a noite?

Bebês passam pelos mesmos ciclos de sono que os adultos, mas os deles são mais curtos em duração e mais numerosos. E também, passam muito mais tempo no sono leve do que nós. Assim, têm muito mais estágios intermediários de breve despertar. O motivo para isso seria facilitar o desenvolvimento cerebral e físico e garantir a sobrevivência, pois permitira despertar facilmente em caso de ameaças.

Atingir a maturidade do sono à medida que o bebê cresce é um processo biológico, natural.

Após metade da noite, por mais ou menos 4 horas, a criança alterna períodos de REM progressivamente mais longos e mais intensos e períodos relativamente leves de sono NÃO REM. São durante essas horas de sono leve, e mais particularmente nas transições, que os despertares são comuns.

E por que os despertares podem se tornar um problema de sono?

“Despertares noturnos anormais, são absolutamente normais. Crianças sempre despertam entre os ciclos de sono. De fato, a forma como os pais tratam esses despertares, na realidade, podem causar os transtornos, ou no mínimo, reforçá-los”. Ferber, Richard – Bom Sono.

Os despertares podem se tornar um problema quando, ao acordar, a criança não souber como voltar a dormir sozinha. E isso acontece, porque algumas crianças podem criar associações negativas, ou seja, dependerem de algo externo a elas para iniciar ou retomar o sono. Assim, podemos afirmar que a maioria das crianças é capaz de dormir bem apenas se não houver surpresas, mudanças depois de adormecidas e se não tiverem que verificar onde estão e onde estão seus pais, todas as vezes que se mudarem de posição. Em particular, para um sono de qualidade, não deveria haver investigação, pois a sensação de confiança é importante para um bom sono.

Como posso ajudar meu filho a dormir a noite inteira?

Primeiramente devemos analisar se seu filho já possui condições para dormir a noite inteira. E essa análise depende de vários fatores como: idade, necessidade de alimentação noturna, desenvolvimento atual, etc.

Agora se pensarmos em crianças que possuem todas as condições necessárias, podemos afirmar que nosso objetivo é ajudar o seu filho a aprender um novo grupo de associações ao sono mais apropriadas. Dessa maneira, quando ele acordar de madrugada, ainda se achará nas mesmas condições que estavam presentes na hora de dormir - condições sob as quais ele estará acostumado a adormecer. E assim, ele será capaz de adormecer novamente sozinho, sem a sua ajuda!

Ou seja, podemos entender através da análise biológica do sono, o motivo dos despertares noturnos. Mas sabemos também, que as principais causas para os problemas de sono são na verdade, comportamentais.

Acho que preciso de ajuda... 

Se ao ler esse texto você considera que precisa de ajuda para melhorar as associações de sono do seu filho, entre em contato comigo ou leia outros textos em nosso site que explicam melhor a função de uma consultoria de sono (link aqui) e como ela pode ajudá-la.