A importância do brincar
Todos nós cuidadores desejamos que nossos filhos desenvolvam curiosidade, impulso e motivação necessários para aproveitar a vida ricamente. Para isso, precisamos ativar o sistema de busca de nossas crianças. E a maneira mais eficaz para ativá-lo é oferecer às crianças um ambiente cheio de estímulos para brincadeiras exploratórias e criativas.
Como desenvolver um ambiente rico?
Oferecer um entorno rico para nossos filhos é proporcionar lugares para brincar, explorar, exercitar a imaginação e o relacionamento com outras crianças. E para isso não precisamos investir muito financeiramente. Você pode precisar estimular (dar o primeiro passo)! Mas em seguida, permita que a criança desenvolva a brincadeira sozinha.
Vamos a alguns exemplos:
● Brincar em um ambiente aberto com água.
● Explorar as minúcias desse ambiente aberto: vamos ver as folhas? Vamos buscar folhas diferentes? Grandes e pequenas? E os insetos? Pássaros e sons?
● Construir uma casinha ou barraca: com cadeiras, lençóis e rechear com seus próprios brinquedos.
● Reproduzir um mundo fantástico. Que tal criar um barco com uma bacia bem grande? E um regador para fazer a chuva?
● Priorize o contato com a terra, com o verde e deixe a criança se sujar e experimentar!
A intenção é proporcionar muitos estímulos que despertem a imaginação dos pequenos. E fortalecer sempre o contato deles com outros iguais.
Os antagonistas do sistema de busca
O isolamento, a insegurança, o medo, a ira e a angústia da separação podem bloquear o impulso de brincar. E isso pode ocorrer de várias maneiras.
● Advertências exageradas por tirar as coisas do lugar, fazer barulho ou correr. Se aquela é hora de brincar, permita que o brincar aconteça. A organização pode ser feita depois e a criança deve ser incluída.
● Aceitar a inatividade! O tédio é um grande obstáculo ao brincar.
● Relacionar quietude com bom comportamento. Exigir que a criança fique totalmente quieta inibe seu movimento exploratório.
● Agenda completa com várias atividades estruturadas. Aulas de violino, xadrez, canto, balé e natação roubam o tempo para brincadeiras espontâneas e criativas.
Assim, para aqueles que desejam, estimulem o sistema de busca de suas crianças. Dessa forma, vocês estarão fortalecendo: a capacidade de exploração, a dedicação e fé delas em si próprias. E assim, elas terão em mãos tudo que precisam para valorizar o conhecimento e a vontade de aprender.

Fonte: https://www.huffingtonpost.com/greater-good-science-center/how-to-protect-kids-from_b_12544682.html
Iara Castro
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de MG com especialização em Desenvolvimento de Pessoas pela Fundação Dom Cabral e formação em Consultoria de Sono Materno-Infantil pela IMPI.