5 dicas para ajudar seu filho com mudanças no fuso horário

09/05/2018 Iara Castro

Malas prontas? Passaportes nas mãos? Muita ansiedade e expectativa? Viajar é uma delícia, mas viajar com crianças pequenas sempre exige dos pais uma logística mais cuidadosa.

Frequentemente, pais recebo pais em busca de orientações sobre como ajudar seus filhos a ajustarem melhor o sono e o ritmo biológico, diante de mudanças bruscas de fuso horário. É o que comumente chamamos de “jet-lag”.

O que faço inicialmente, é acalmá-los e garantir que as crianças realizam transições de fuso horário mais facilmente do que nós, adultos. Isso porque, o fator homeostático é mais forte em nossas crianças. E, principalmente, nas crianças pequenas! Ele é tão forte, que pode inclusive sobrepor o nosso ritmo circadiano, que nos manda ficar acordados no claro e dormir no escuro!

Fator homeostático é o impulso que faz com que fiquemos mais sonolentos a medida do tempo que passamos acordados. Ele funciona como uma balança de pêndulo. As horas acordadas pesam o prato do cansaço para baixo, aumentando a necessidade e o estímulo para dormir!

Diante de alterações no fuso horário as crianças normalmente, realizam os ajustes necessários até o terceiro dia. Desde que alguns cuidados sejam tomados.

Vamos conhecer algumas sugestões?

5 dicas para ajudar seu filho pequeno com o jet-lag

1. Não permita compensações. Tente manter as sonecas de seu filho dentro da quantidade e padrão usual. Pois, dessa forma, o sono perdido no fim de uma noite, se deslocará para o final da outra noite, facilitando a regulação. Esse ajuste pode ser feito gradualmente nos primeiros 3 dias, se você preferir! 

2. Tente manter seu filho acordado até a hora de dormir correta na nova zona de hora. Se a mudança for muito grande, faça gradualmente nos primeiros dias. Se o fuso horário for contrário, acorde-o na hora correta e ajude-o a iniciar o dia no horário adequado (do local onde estão).

3. Esteja ciente que nos primeiros dias, seu filho poderá despertar mais cedo! Esteja preparado para acordar com ele.

4. Se você preferir, a preparação para a viagem pode começar um pouco antes da partida! Comece deslocando a hora de dormir e da soneca um pouco antes de embarcar e isso poderá reduzir a necessidade de ajustes e prevenir despertares muito cedo.

5. Agora, em caso de viagens curtas, você pode tentar não mexer em seus horários! Essa escolha depende de vocês!

Mas, lembrem-se! É hora de relaxar! 

Viagens são experiências que sempre demandam adaptações. Afinal, são momentos de expansão e contato com hábitos, culturas e locais diferentes. É quando saímos da rotina e de nosso lugar de conforto! E por isso, nos faz tão bem! Assim, o importante é relaxar e aproveitar! As crianças sempre nos surpreendem e com essas dicas, seu pequeno estará ajustado e preparado para desbravar o mundo com você!

Boa viagem!